ARMADOR MARÍTIMO (TRANSPORTADOR COM NAVIO)
Pessoa jurídica, estabelecida e registrada, com a finalidade de realizar transporte marítimo, local ou internacional, através de navios, explorando determinadas rotas, e que se oferece para transportar cargas de todos os tipos de um porto a outro.
O armador não precisa necessariamente ser proprietário de algum ou de todos os navios que está operando, podendo utilizar navios afretados de terceiros para compor sua frota. O que interessa é que gerencie/coordene rotas e viagens.
Veja exemplo abaixo de armadores marítimos:
NVOCC
Esta sigla significa Non-Vessel Operating Common Carrier (transportador comum não proprietário de navio). Trata-se de um transportador sem navio e que se propõe a realizar transporte marítimo em navios de armadores.
Os NVOCCs são empresas consolidadoras de carga que foram criadas, nos anos 80, pelos próprios armadores que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas. Os NVOCCs então, compram espaço nos navios full-containers para embarcar seus containers com cargas consolidadas de diversos clientes. (Com o tempo os NVOCCs começaram a vender contêineres cheios também para seus clientes), tornando-se, de certa forma concorrente dos próprios armadores.
Muitos não entendem uma vez que se trata de funções complementares dentro do segmento de transportes de carga, mas, como em outros setores, existe uma linha divisória. No caso das empresas puramente NVOCCs, é mais comum haver um acordo de parcerias do que uma fusão uma vez que, normalmente, cada um é especialista em uma região do globo e o serviço do parceiro vai complementar o seu próprio.
FREIGHT FORWARDER
Os Freight Forwarders, também conhecidos como transitários ou agentes de cargas oferecem serviços que compreendem a contratação de frete internacional e nacional junto às agências marítimas, companhias aéreas e demais transportadores. Trabalham com cargas conteinerizadas e para cargas fracionadas utilizam os serviços de um NVOCC.
Têm por função encontrar a melhor logística para o transporte das cargas, podendo incluir a consolidação de carga, unitização, armazenagem, entre outros serviços. Em alguns casos, assumem também o desembaraço e até a reserva de praça no navio, desembarque e entrega ao cliente no destino final.
O agente poderá ser único, e realizar os trabalhos necessários ao atendimento do armador, ou ser apenas um agente comercial ou agente operacional.
Entre as atividades de uma Agência Marítima está o angariamento de carga para o espaço disponível no navio e o controle das operações de carga ou descarga. O Conhecimento Marítimo, normalmente, é emitido e assinado pelo agente, em nome e por conta do armador.
AGENTE DE CARGA
Agente de Carga Aérea, pessoa jurídica, devidamente autorizada pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) que, na qualidade de agência de carga aérea atuará na contratação de transporte aéreo, responsabilizando-se perante o exportador e o importador pela perfeita execução do serviço de transporte para o qual foi contratado. Na condição de emitente do seu próprio conhecimento de transporte, equipara-se ao transportador físico.
Então resumidamente o ARMADOR marítimo SÃO os donos dos NAVIOS, ou da Operação do Navio.
O NVOCC é o transportador sem ser dono de NAVIOS, ele compra espaços.
E o freight forwarder (agentes de frete) são em suma os agentes comerciais que vendem os fretes marítimos, aéreos, e outros serviços,
Nos dias de hoje, quase não existem NVOCC, ou são armadores ou freight forwarders.